Debate sobre empreendedorismo e desenvolvimento regional reúne empresários em Palmas

04 de dezembro de 2022

O assunto foi um dos temas tratados no 1º Congresso das Micro e Pequenas Empresas da Região Norte

Nesta quarta-feira, 30, o empreendedorismo e o desenvolvimento regional foram temas da palestra ministrada pelo gerente da unidade de relacionamento do Sebrae Nacional e especialista em empreendedorismo, Enio Duarte Pinto no 1º Congresso das Micro e Pequenas Empresas da região Norte. Durante a palestra, o gerente destacou a importância do empreendedorismo para o Brasil, que é um dos países mais empreendedores do mundo.

De acordo com o palestrante o empreendedor precisa estar atento a dinâmica de negócios que muda constantemente e em uma velocidade muito grande.  “É fundamental que esses processos de capacitação sejam continuados, por isso, o empreendedor precisa estar permanentemente atualizando o seu estoque de conteúdos relevantes, para profissionalizar a gestão dele. O empreendedorismo é o dínamo, a mola propulsora do desenvolvimento territorial” destacou.

O Congresso também contou com outras programações durante a manhã, como a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Palmas (AMICRO) e outras palestras. Durante a abertura oficial, as autoridades presentes, destacaram a relevância do evento para os micro e pequenos empresários e para o desenvolvimento do Tocantins. 

O presidente da Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (FEMICRO – TO), Carlos Antônio de Souza, ressaltou a importância da realização do evento. “A intenção deste evento é aproximar ainda mais as micro e pequenas empresas e trazer inovações através das palestras que foram ministradas e também debater a questão do acesso ao crédito que é a maior dificuldade das micro e pequenas empresas hoje”, ressaltou o presidente.

O Congresso faz parte de uma série de outros eventos que acontecerão em outras regiões do país. “É importante trazer as informações e organizar o nosso segmento e a nossa representatividade no Brasil todo e isso nós estamos fazendo por regiões e finalizamos com o Congresso Brasileiro das Micro e Pequenas Empresas”, destacou o presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (COMICRO), José Tarcísio da Silva.

Na ocasião o secretário da Indústria e Comércio do Tocantins, Carlos Humberto, representando o Governador do Tocantins, reforçou a parceria do Governo do Estado para com as Micro e Pequenas empresas. “É essencial que o governo esteja sempre próximo, discutindo com o setor impactado, no caso com os micro e pequenos empresários, a construção das políticas que vão direcionar o desenvolvimento econômico do nosso estado”, afirmou.

“Do ponto de vista econômico isso é muito importante, a institucionalização das relações ela é essencial, e o poder público com isso, consegue dialogar e construir políticas públicas que de fato atenda os anseios dos segmentos e nós recebe com muito bons olhos esses eventos”, pontuou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, representando a Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

Representantes do Sebrae Tocantins também estiveram presentes no evento. O superintendente da instituição, Moisés Pinto Gomes, destacou a importância do evento para fomentar o crescimento das micro e pequenas empresas. “A representação desse segmento tem que ter o tipo de articulação que este evento está promovendo, com a participação de várias instituições, porque no fim das contas nós estamos falando de renda e emprego e é isso que um estado moderno precisa, depender menos do poder público e mais da iniciativa privada”, afirmou. 

Já o presidente do conselho deliberativo do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos ressaltou o volume de microempreendedores e a sua contribuição. “O micro e pequeno negócio, além desenvolver renda, também desenvolve socialmente a comunidade e as pessoas. Os pequenos negócios precisam ser fortalecidos”, enfatizou.

Também estiveram presentes no evento os presidentes das Femicros do Amapá, Pará, Roraima e Amazonas.